BLOG

ARQUITETURA DO BEM: MASHAMBAS – PRÉDIO FAZENDA QUE PODE AJUDAR A ACABAR COM A FOME

  • 01 de junho de 2017
  • 21h06
Prédio fazenda na África

Olá pessoal, hoje trazemos a vocês um daqueles maravilhosos exemplos de ações que literalmente podem mudar o mundo. Um projeto diferente e inovador, que foi desenvolvido com o intuito de acabar com a fome das comunidades agrícolas na África.

Como assim?

Sabemos que até hoje, metade da população africana ainda convive com a pobreza, pensando nisso, dois arquitetos poloneses (Pawel Lipiński e Mateusz Frankowski) desenvolveram o Mashambas, um centro educacional móvel, que surge nas áreas mais pobres do continente, ou melhor, um arranha-céu que pode ser utilizado como fazenda, escola e centro comunitário.

Qual o intuito?

O objetivo dos arquitetos é levar uma “revolução verde” para as pessoas mais pobres, que, como consequência da pobreza, acabam passando fome. No local, eles aprenderiam maneiras de aperfeiçoar seus cultivos e colheitas, com técnicas modernas de agricultura, permitindo o aumento na produção. De acordo com os autores do projeto, “quando os agricultores prosperam, eles erradicam a pobreza e a fome em suas comunidades”.

Prédio fazenda na África

Foto: Mashambas Skyscraper

Além de tudo isso!

O projeto ainda foi pensado como um edifício móvel, podendo ser construído, reconstruído e transportado por aí a fora!

A ideia foi a ganhadora da competição eVolo skyscrapper, que busca projetos visionários que desafiem a maneira como vemos a arquitetura e sua relação com a natureza e os ambientes onde está sendo construída. O prêmio leva em consideração o uso de novas tecnologias, materiais, estética e organização espacial. Com certeza é um exemplo inspirador. Espero que tenham gostado! Até mais!

Por: Niele Brito
Fonte e créditos: Revista Casa & Jardim
Fotos: Mashambas Skyscraper