BLOG

Bancadas em balanço são tendência no décor

  • 04 de novembro de 2015
  • 15h11

Recurso moderno e bonito, a bancada suspensa traz leveza ao ambiente e agrega mais design ao projeto

As bancadas suspensas, ou em balanço, chegaram como forte tendência na arquitetura e decoração. Esse recurso traz mais beleza e sofisticação aos espaços e valoriza ainda mais os projetos. Profissionais da área falam sobre as vantagens, cuidados e tipos de pedras naturais que podem ser utilizadas para esse tipo de recurso.

“Quando utilizamos a bancada em balanço, conseguimos utilizar toda a sua área, já que não existe um limite de apoio em suas extremidades. Além disso, é possível ainda trazer mais destaque e realce para a iluminação que fica embaixo da bancada”, comenta a arquiteta Adriana Morávia, do escritório Morávia Arquitetura e Interiores.

A bancada em balanço pode ser utilizada em diversos ambientes como cozinha, espaço gourmet e balcões de espaços comerciais. “Esse recurso agrega ao ambiente leveza e design arrojado”, salienta Adriana. A profissional, inclusive, já aderiu à bancada suspensa em seus projetos.

Várias pedras podem ser utilizadas para criar uma bancada em balanço bonita e funcional. “O tipo de pedra vai variar de acordo com o ambiente em que a bancada será colocada”, explica a diretora da marmoraria Baracho Pedras, Fátima Baracho. A profissional lembra ainda que “o tamanho da bancada vai depender do desejo do cliente, mas que, quando a pedra escolhida for mais frágil, o recomendado é que os suportes da rocha sejam amparados.

Os cuidados com a instalação desse tipo de bancada são simples, porém, importantes. “A sustentação da mesa deve ser oculta e não podem haver apoios. A estrutura pode ser em metal, material resistente, mas, ela deve ser escondida por uma testeira e parafusada em uma parede de alvenaria”, ensina Adriana.

Em relação aos acabamentos, tudo fica a critério da criatividade e do bom gosto. Vale a pena investir nesse item para um resultado mais bonito e requintado.

Foto: Osvaldo Castro

​Projeto Morávia Arquitetura & Interiores: As profissionais usaram uma bancada suspensa para trazer mais leveza ao banheiro. O recurso evidenciou o papel de parede inserido logo abaixo da bancada.