BLOG

Calcule o reajuste do aluguel com IGP-M em 6,95%

  • 17 de novembro de 2011
  • 14h11

O índice que baliza o reajuste do valor do aluguel residencial registrou, entre novembro de 2010 e outubro de 2011, variação acumulada de 6,95%, o menor reajuste do ano. Logo, esse deve ser o reajuste dos aluguéis com aniversário em novembro, reforça o Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

“A variação é a menor de todos os acumulados de 12 meses registrados neste exercício”, explica o gerente do Departamento de Economia do Secovi-SP, Roberto Akazawa.

Levando em conta somente o mês de outubro, a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral do Mercado), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), oscilou em 0,53%.

Cálculo
Aplicado o reajuste do IGP-M, um imóvel alugado por R$ 800 até outubro passa a custar R$ 855,60 a partir de novembro, pelos próximos 11 meses.

Uma forma simples de realizar o cálculo é a utilização do fator de reajuste, que, multiplicado pelo valor de locação vigente até setembro, indicará o valor do novo aluguel a ser pago efetivamente em outubro.

O Sindicato divulga um fator de multiplicação direta que corrige o valor do aluguel sem necessidade de cálculos de porcentagem. O fator para contratos com aniversário em novembro e pagamento ao final deste mesmo mês ou no início de dezembro é de 1,0695.

Confira os fatores de reajustes de aluguel deste ano:

fatores de reajustes de aluguel igpm

 

Fonte: Casa e Imóveis Uol