BLOG

Como usar painéis de gesso para esconder fios no home office

  • 28 de fevereiro de 2013
  • 17h02

Ágil no layout dos espaços corporativos, o sistema migrou para os cantos de trabalho em casa na composição de armários e estantes de documentos e livros e em soluções que ocultam fios aparentes de computadores, modens, impressoras e telefones. “Com o drywall é bem mais fácil passar a fiação, criar ou substituir tomadas pelos ambientes”, contaa designer de interiores Cristina Barbara, que montou um apartamento em São Paulo, cujo edifício foi inteiramente concebido com o sistema drywall. O procedimento é facilitado porque os fios passam pelo forro ou dentro da parede no vão entre as placas. Ao atingir o ponto desejado, basta então fazer uma abertura no drywall e instalar a tomada. A forma de fixar armários, sobretudo os mais pesados, demanda alguns cuidados. “No projeto de marcenaria, discriminei a localização de perfis, montantes e reforços e onde cada peça seriapresa”, recorda-se Cristina. Prateleiras com menor carga, como aconteceu no projeto do arquiteto paulista Marcos Contrera, pedem apenas parafusos e buchas específicas paradrywall fixados nos perfis metálicos.

Com 7 cm de espessura, a parede branca ao fundo é de drywall. “Ela foi erguida para esconder pilares que atrapalhavam a distribuição do mobiliário”, explica o arquiteto Marcos Contrera. Assim, foi possível instalar as prateleiras de apoio, próximas à mesa de trabalho.

Caixa de drywall. A arquiteta paulista Consuelo Jorge usou o material na parede, deixando um nicho de 1,70 m para embutir a mesa de trabalho, apoiada no piso. “Sobre a bancada, o forro de drywall tem quatro luminárias com vidro fosco e dicroicas”, conta ela.

Armário pesado. Para permitir a composição de módulos (de MDF revestidos de lâminas de madeira rovere em dois tons) na lateral do escritório, Cristina Barbara fez um projeto detalhado de execução, com um raio X da parede de drywall, e o entregou ao marceneiro.

Fonte: Casa.abril.com.br