BLOG

Concreto aparente: versatilidade e sofisticação para os ambientes

  • 07 de janeiro de 2016
  • 19h01

Seja em paredes inteiras ou apenas em algumas colunas, a versatilidade do concreto aparente tem conquistado decoradores e clientes e está sendo muito aplicada dentro e fora de lares. Lajes e pisos também podem ficar mais charmosos com o tom cinza do material e ainda é possível usar na composição de móveis em diversas formas, já que o material tem aplicabilidades variadas.
IMG_7611-Editar

De olho na mistura

Para obter o concreto aparente é necessário misturar cimento, agregados, água e, em alguns casos, aditivos químicos, mas que não recebe revestimento com pasta ou argamassa em sua superfície.

Como podemos usar a técnica para fazer o acabamento, é necessário ter cuidados especiais para que a aparência final seja a que desejamos.
IMG_1049

Com a solução bem preparada, as fôrmas auxiliam do processo de moldagem e da criação de características estéticas. Placas de madeira ou metálica podem servir para marcar a superfície do concreto acrescentando a finalização rústica, lisa ou com tracejados, que devem ter combinação com aparência compatível com o acabamento de juntas e emendas.
Um dos maiores desafios é garantir a uniformidade no resultado final, isso depende dos processos de execução e da qualidade dos produtos utilizados. Não é fácil corrigir erros ou retocar muito depois que o produto for aplicado. Se a área que precisa ser consertada for grande, o indicado é derrubar e começar de novo. Por isso, para manter a homogeneidade do acabamento e a certificação que os componentes utilizados são de qualidade, é fundamental procurar mão de obra especializada ou o resultado pode ser desastroso.