BLOG

Em expansão, mercado imobiliário de JP gera 30 mil empregos, mas continua com déficit de mão-de-obra

  • 11 de março de 2013
  • 13h03

A procura por investimentos em bens concretos, como o é o caso do investimento no mercado imobiliário, tem crescido em todo Brasil. Na Paraíba não tem sido diferente e o estado vem se destacando como a bola da vez no que diz respeito à construção civil. De acordo com o Sinduscon (Sindicato da indústria da construção civil de João Pessoa), hoje, o ramo de construções gera 30 mil empregos diretos e tem atraído investidores de todas as partes do mundo para Paraíba.

De acordo com da Fábio Sinval, presidente do Sinduscon, o ano que registrou uma maior movimentação na construção civil foi o ano de 2011 e, apesar da refração de 2012, o mercado paraibano tem mostrado que ainda há muito para onde crescer. “João Pessoa está expandindo e demandado a construção de mais habitações. O mercado para construções de apartamentos de alto nível, acima de 200m² está saturado, contudo estamos voltados à construção e venda de apartamentos compactos, abaixo de 100m² e habitações populares de 2 e 3 quartos”, garantiu o presidente.

Segundo o Sinduscon, o Bairro dos Estados, na Zona Norte de João Pessoa, é o bairro que tem apresentado maior oferta/procura no segmento. O bairro, considerado nobre na década de 70, tem recuperado seu status por dois motivos: já possuir uma estrutura favorável de moradia e as facilidades em relação à mobilidade urbana.

Já no que diz respeito à Zona Sul, Bancários e Água Fria são os bairros que apresentam maior crescimento. “A cidade está se expandindo e a prefeitura tem se preocupado em atender as questões de infra-estrutura dessas regiões”, justificou o presidente.

Ainda de acordo com o sindicato, a construção civil tem gerado diretamente 30 mil empregos diretos. Contudo, existe a falta de mão de obra qualificada e de trabalhadores aptos aos cargos ofertados. “Existem muitos empregos, mas poucos para nutrir essa carência”, alertou Fábio.

Cybele Soares

Fonte: Paraiba.com.br