BLOG

Espelhos glamourosos

  • 19 de agosto de 2015
  • 12h08

Designers de interiores explicam porque o espelho bronze está em alta nos projetos de interiores

O espelho é um verdadeiro curinga na decoração. Esse recurso pode dar a sensação de que o espaço é maior do que ele realmente é (e, como os ambientes residenciais estão cada vez menores, isso é muito relevante hoje em dia), reflete de forma eficiente a luz (tanto natural quanto artificial) sendo um grande aliado na economia enérgica. Além disso, proporciona leveza e modernidade aos mais variados ambiente. Por todos esses predicados fica claro perceber porque ele está presente em praticamente todos os projetos desenvolvidos por arquitetos e designers.

Porém, um tipo de espelho em especial, vem ganhando espaço no décor. Trata-se do espelho bronze. Como o próprio nome diz, esse tipo de espelho possui um tom mais escuro que o convencional espelho prata. “Em Belo Horizonte, nós encontramos diversas vidraçarias que já oferecem o espelho com essa tonalidade. Já para aquelas pessoas que têm um espelho prata e querem trocar por um bronze ou que ainda não encontraram esse tipo de espelho nas vidraçarias de sua cidade, pode usar o recurso da película que cria um efeito parecido”, explica a designer de interiores Laura Santos.

Segundo a designer de interiores Iara Santos, além da estética, o espelho bronze – quando comparado com o espelho prata – tem outras importantes vantagens: “O bronze, por ser um tom mais escuro, proporciona mais sofisticação e luxo aos ambientes. Além disso, é menos reflexivo e também mais resistentes a risco”, explica.

É muito comum ver esse tipo de espelho revestindo as paredes, porém – de acordo com a Laura Santos – esse espelho pode ser aplicado em vários outros materiais: “Tampo de mesa, aparadores, bancadas, portas de armário, painéis, a possibilidade de uso desse espelho bronze é enorme. Tudo vai depender do gosto do cliente e do restante do décor”, comenta.

Quanto ao estilo de decoração, Iara Santos ressalta sua versatilidade: “O espelho bronze se adéqua aos mais variados ambientes e estilo de decoração podendo, inclusive, ser um elemento de contraponto na composição. Numa decoração clássica, por exemplo, o espelho bronze pode dar um toque de contemporaneidade ao projeto”, arremata a profissional.

Foto: Daniel Mansur

unnamed (2)

Nesta sala de jantar, a designer de interiores Iara Santos revestiu toda a parede atrás do aparador com espelho bronze o que proporcionou mais requinte ao ambiente

Foto: Daniel Mansur

Provando que o espelho bronze se adéqua aos mais variados ambientes, neste lavabo a designer de interiores Iara Santos também utilizou o recurso

Foto: Henrique Queiroga

unnamed (4)

Para esconder a porta de entrada que dá acesso a área intima da residência e dar mais requinte ao ambiente, a designer Laura Santos especificou em toda a parede da sala de jantar o espelho bronze.