BLOG

Espelhos, use sem medo de errar!

  • 04 de maio de 2016
  • 21h05

foto: www.mirrorcoop.com

Sempre em alta na decoração, os espelhos são ótimos objetos para checar o visual, dar um toque especial no ambiente e ampliar espaços. Além da versatilidade nas funções, esse acessório possui uma variedade de modelos, molduras e tamanhos, o que facilita para decorar qualquer ambiente. Segue algumas dicas para utilizá-los sem medo de errar.

 

Foto: www.houz.com

Foto: portaltudoaqui.com.br

Valorizando objetos:

Um dos usos do espelho é valorizar objetos, por isto lembre-se de levar em conta o que vai ser refletido. Direcione peças de estima em frente ao espelho para destacá-las e chamar a atenção.

assimeugosto.com
Foto: assimeugosto.com

Ampliando espaços:

O espelho pode dobrar o tamanho do espaço, então se esta é a sua intenção, coloque-o em mais de um lugar, fazendo um jogo de reflexos e/ou ocupe grandes espaços como por exemplo as portas de um guarda-roupas, atrás de um aparador, tv, fundo de uma estante. Repare na disposição dos móveis para o melhor aproveitamento, o intuito de ampliar pode acabar tornando-se contrário se não tiver o cuidado necessário.

homedosh.com

Foto: homedosh.com

Reduzindo espaços:

Sim, é possível! Espelhos com muitas divisões transmitem a sensação de reduzir o espaço. Além disso, a composição de um painel com retalhos de espelhos dá um ar vintage ao ambiente. Espelhos circulares ou ovais e retrô também são elegantes, depende da proposta da composição da decoração.

Foto: http://americanprojetos.blogspot.com.br/

Ponto de iluminação:

Quem disse que ele é só um pontinho bonito? Durante o dia, observe como a iluminação natural entra na sala e depois note onde há menos incidência de luz. O reflexo da luz no espelho deixa o ambiente bem mais iluminado

Foto: casaeconstrucao.com

Foto: decorcraze.com

 

Objeto de decoração:

Espelhos também são ótimas peças de decoração para compor o ambiente. Escolha o modelo que melhor se adequa à identidade e ao espaço que será estilizado e veja a diferença que um pode proporcionar ao ambiente.

Apenas mais alguns cuidados essenciais:

Espelhos são exigentes, portanto, gaste um tempinho escolhendo as mais belas peças de decoração, como abajures, poltronas, esculturas e itens para o espelho refletir. Observe a parede oposta e veja o que vai ser refletido, tome cuidado para não destacar objetos e cômodos indesejados.

 

Foto: casaeconstrucao.org

Não coloque espelhos em frente a janelas para evitar o ofuscamento, nem em paredes externas para evitar risco de umidade.

Reflexo em excesso se tornam desconfortáveis no dia a dia, pesado, pode valorizar possíveis falhas, refletir em excesso a iluminação e dar uma conotação vulgar ao ambiente decorado. Por isto, procure equilibrar os itens ao ambiente com cautela para não fazer o efeito contrário do esperado. É necessário planejar a disposição dos mesmos. Feita essa ressalva, eles podem ser utilizados em todos os ambientes. Os lugares estratégicos para a aplicação de espelhos são sala de jantar, hall de entrada, closets, portas de armários em banheiros e quartos.

Foto: jogandoobuque.com

 

Eles também requerem um pouco mais de cuidado, porque ficam com marcas de dedos e precisam estar sempre limpos para deixar tudo mais bonito. O uso de produtos de limpeza adequados ao material é imprescindível. Caso contrário, a peça pode ser danificada. A dica é nunca aplicar um produto diretamente sobre a sua superfície. Borrife em um pano e depois aplique sobre a peça.

Básicos, inovadores, chiques, recortados em conjuntos, agrupados em conjuntos de diferentes modelos, fixo ou sem lugar fixo, com ou sem moldura, basta escolher o que combina mais com o cômodo que você quer oferecer charme. Procure a orientação de um arquiteto, é fundamental para que o resultado tenha o efeito esperado e atenda às expectativas. O projeto de interiores deve estar alinhado com o projeto luminotécnico.

Foto: Designer: Erinn Valencich