BLOG

Estudo Google sobre o mercado Imobiliário no Brasil

  • 12 de setembro de 2011
  • 10h09

O uso da Internet para pesquisa, avaliação e aquisição de imóveis
A Internet, além de ser uma das fontes de informação mais usadas por compradores de imóveis, proporciona geração de leads comerciais de qualidade para agentes imobiliários e induz atividade offline no setor
70% dos compradores de imóveis usam Mecanismos de Busca para pesquisar e se informar sobre imóveis

Google é o mecanismo de busca mais usado no Brasil

1. A Internet está se tornando uma das fontes de informação mais usadas por compradores de imóveis

96% dos compradores vão online procurar imóvies à venda
67% pesquisam questões financeiras e valor dos imóveis
63% pesquisam características de bairros/ vizinhanças
58% comparam diferentes opções
53% identificam imóveis para visitar pessoalmente
50% usam a Internet para localizar corretores, imobiliárias, incorporadoras
2. Internet é ótima fonte de geração de oportunidades para agentes imobiliários

80% dos corretores/ agentes imobiliários acham que “leads” gerados via Internet são de melhor qualidade que de qualquer outro meio
Compradores de imóveis que usam a Internet passam mais tempo pesquisando por conta própria e usam o tempo do corretor de maneira mais eficiente e produtiva
3. O meio online gera atividade offline no setor imobiliário

74% dos usuários que fazem pesquisas online sobre imóveis visitam os imóveis selecionados pessoalmente após uso da Internet
23% dos usuários que pesquisam dados sobre imóveis na Internet contactam agente imobiliário reponsável pelo imóvel na sequência
4.Ferramentas de Busca são amplamente usadas em pesquisas sobre imóveis

70% dos compradores de imóveis usam ferramentas de busca para achar informações sobre imóveis ou agentes imobiliários
66% usam para acessar sites de corretores/ imobiliárias
65% usam para acessar classificados de imóveis
63% usam para chegar em outros sites relacionados a imóveis
57% usam para acessar sites de páginas amarelas
A presença de produto ou marca em lista de busca (natural ou paga) aumenta probabilidade de exposição para 70% dos compradores

5. Google é a Ferramenta de Busca mais usada no Brasil

Google é o mecanismo de busca mais popular do Brasil, atingindo mais de 82% dos usuários de Internet no País , com mais de 697 milhões de visitas e 28 milhões de páginas vistas por mês
As soluções de marketing do Google permitem a veiculação de anúncios de texto em seus sites e em sites parceiros de busca, além de oferecer alternativas de anúncios online como imagens, vídeo, gadgets que podem ser veiculados na rede de conteúdo do Google composta de milhares de sites parceiros
1 Dados baseados em pesquisa Media-Screen com 601 adultos nos Estados Unidos, usuários de Internet, que compraram ou pesquisaram sobre imóveis recentemente.
2 Center for Realtor Technology, 2007 Realtor Technology Survey; 3 C.A.R 2006 Internet versus Traditional Real Estate Buyer Survey; 4 National Association of Realtors, 2006 Profile of Home Buyers and Sellers; 5 Comscore – Media Metrix Julho 2007

Fonte: mercadoimobiliario.org