BLOG

Ponte Helix: dupla estrutura de aço inoxidável em formato helicoidal

  • 28 de dezembro de 2012
  • 18h12

 Fonte: Metálica

A Ponte Helix, planejada em 2006, com obras iniciadas em 2008, localiza-se em Marina Bay (baía Marina), na foz do rio Cingapura. Demorou 2 anos para ser concluída e teve duas datas de inauguração, uma parcial em abril de 2010 e o funcionamento total em junho do mesmo ano.

Marina Bay, em Cingapura, é um local de deleite aos olhos. O seu complexo abriga inúmeras atrações e construções que chamam a atenção por si só. Por esse motivo, não poderíamos esperar menos de sua ponte para pedestres: ela é a única no mundo, em sua arquitetura e engenharia, a usar uma estrutura de aço inoxidável em formato de dupla espiral, lembrando a estrutura de um DNA. Também vencedora da categoria “Melhor Edificação de Mobilidade Urbana do Mundo 2010” do prestigiado World Architecture Festival Awards (WAF Awards).

Quem deu a ideia?

A proposta do time de escritórios australianos COX Group Pte Ltd, ARUP Pte Ltd e Architects 61 de Cingapura, foi a vencedora entre as 36 propostas apresentadas. Esse time, que já possui uma longa e vasta experiência em design e construção de pontes, contou, neste projeto, com a total colaboração da Sato Kogyo Pte Ltd, empresa especializada na construção em pontes de concreto, e colaboração também da TTJ Design e Engenharia, na construção.

A arquitetura da ponte associada à estrutura do DNA traz consigo vários significados como renovação, crescimento, continuidade da vida e abundância eterna. Foi inspirada também no símbolo Yin e Yang da cultura asiática para trazer saúde, felicidade e prosperidade à Marina Bay.

Somente depois do término de sua construção é que o seu nome foi escolhido através do feedback do público. Dois nomes haviam sido sugeridos: “The Double Helix” e “Ponte do DNA”, porém o nome que ficou marcado foi Ponte Helix.

Construção e materiais

A Ponte Helix é maior ponte para pedestres de Cingapura. Ela tem 280m de comprimento, 2,4km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal e foi construída a 8,8m do nível do rio. A ponte pesa cerca de 1.700 toneladas e suporta até 16.000 pessoas ao mesmo tempo.

Devido à natureza sensível do duplo aço inoxidável especial usado em sua construção, partes individuais da ponte foram fabricadas em outro lugar e posteriormente transportadas à Marina Bay para montagem. Este material especial é o mesmo usado nas indústrias químicas para o transporte de materiais corrosivos, devido a isso, ele foi escolhido pela sua capacidade de resistência estrutural, corrosiva e baixa manutenção.

Os engenheiro da Arup estudaram e escolherem a forma helicoidal ou a dupla espiral na confecção da ponte, pois perceberam que assim utilizariam cinco vezes menos o aço utilizado numa ponte convencional. Isso economizou milhões de dólares em custos de construção, sendo que o custo total da ponte ficou em aproximadamente U$68 milhões.

Os tubos de aço inoxidável usados na Ponte Helix são segmentados e curvados, porém quando montados dão a forma contínua helicoidal de 280m de comprimento. Essa conquista foi o resultado de um processo de modelagem por computador em 3D altamente sofisticado, através do qual as proporções e as ligações foram progressivamente refinadas. Para destacar o formato da estrutura, a iluminação LED foi incorporada ao longo de ambas as espirais, e na iluminação do solo, incorporada para destacar a combinação de segmentos da cobertura de vidro e aço perfurado.

Os leds usados para realçar o formato helicoidal da ponte são do modelo Talexx da empresa Tridonic. Eles são programados para mudar de cor em intervalos regulares obedecendo um padrão sequencial. Esses leds possuem um amplo espectro de cores produzidas através do controle das cores vermelha, verde e azul. Esse tipo de iluminação foi escolhido porque também proporciona baixo custo, consumo de energia reduzida e baixa manutenção.

A dupla estrutura tubular de aço foi construída uma oposta a outra e tem diâmetros 10,8m a superior e 9,4m a inferior. Além disso, foram usadas 650 toneladas de aço duplo inoxidável e 1.000 toneladas de aço carbono na estrutura temporária e também no processo de formação das hélices.

Assim, com todas essas características arquitetônicas e de engenharia precisa, a Ponte Helix se junta ao conjunto de edificações existentes em Marina Bay como o Complexo Marina Bay Sands (resort), Singapore Flyer (roda gigante), Esplanade (teatro), The Float Marina Bay (arquibancada para 27.000 pessoas assistirem eventos) e ao New Waterfront Promenade, ainda em construção. Este último, quando pronto, se juntará com a Ponte Helix e se transformará num calçadão ininterrupto de 3,5km em torno da baía de Cingapura, elevando o nível das arquiteturas de mobilidade urbana.