BLOG

Varandas Gourmet: cozinha e sala juntas

  • 10 de julho de 2012
  • 10h07

 

Tendência que acabou consolidada, as varandas gourmets são espaços imprescindíveis em casas e apartamentos modernos e práticos. Esses projetos que aliam o conforto de uma sala de estar com as delícias de uma cozinha começaram a aparecer por volta de 2008 em prédios de alto padrão nas grandes cidades.

A graça de uma varanda gourmet está justamente em proporcionar um espaço onde as pessoas podem relaxar, apreciar uma vista legal e, de quebra, ainda degustar de uma boa refeição, enquanto conversam entre si. É o fim das visitas e amigos empilhados na cozinha e o isolamento do cozinheiro dos demais.

Outro quesito que faz com que as varandas gourmet tenham sucesso é a possibilidade de aproveitar melhor as varandas e deixá-las como uma extensão da sala principal, como um ambiente integrado, principalmente em apartamentos. Os empreendimentos de hoje já montam cozinhas gourmet em varandas e sacadas, que geralmente possuem uma churrasqueira (a gás ou carvão), uma coifa e uma pia. Casas e apartamentos com mais espaço na varanda também podem colocar um forno de pizza para completar o conjunto e aumentar as opções do que é preparado na varanda.

A decoração de varandas gourmet também é essencial para completar o ambiente. Ela precisa ser mais informal do que a decoração de um espaço interno, afinal as pessoas vão para a varanda para conversar e “beliscar” algo. Pense sempre na melhor forma que as pessoas podem interagir entre si. Se a varanda possuir uma bancada, coloque bancos altos para que as pessoas possam conversar enquanto o churrasco é preparado, por exemplo. Uma mesa pequena ou de centro também é necessária para apoiar copos e pratos. Cadeiras mais exteriores, feitas de vime, alumínio ou madeira são preferíveis a poltronas e sofás. Dê o toque final com uma planta que você goste em um vaso, quadrinhos na parede, o que a sua imaginação criar.

.

Fonte: moblydesign