BLOG

Como Sérgio Matos mostrou para o mundo que a Paraíba é a melhor inspiração

  • 23 de novembro de 2015
  • 17h11

Como diria Steve Jobs, design é função, não forma. Mas para o designer Sérgio Matos, o conceito vai além e mais que função o design abriga história e colabora com a memória e com os laços afetivos.

O designer mato-grossense radicado na Paraíba une sua percepção de design à essência dos elementos brasileiros e assina móveis com características únicas.  O estado onde mora é sua principal fonte de inspiração para desenvolver produtos de mobiliário e decoração.

DSC06711

Peças de Sérgio Matos que valorizam ainda mais o ambiente da sede da Hofmann Imobiliária.

Os fios, tramas e formas são bastante explorados nas peças criadas por Sérgio, isso tem despertado a curiosidade de estrangeiros interessados em design. A Feira Central de Campina Grande, a produção de redes de dormir e as máquinas de teares são influências marcantes nas peças de imobiliário que Sérgio faz questão de mostrar.

Mesmo que o escritório tenha como objetivo primar pela criação de produtos contemporâneos e de linguagem globalizada. Além do processo criativo, a produção das peças também é focado e influenciado pela Paraíba.  “O processo seletivo dos móveis é de acordo com a produção, na verdade. A gente procura sempre um meio de produzir na Paraíba, com um fornecedor, um artesão que tenha a mão de obra qualificada para a produção das peças.”  

A maior parte do que é produzido está organizado em Campina Grande. É nessa cidade também que está localizado o estúdio Studio Sergio J. Matos onde conta com a colaboração de artesãos, serralheiros e indústrias que produzem as peças.

O trabalho de Sérgio é reconhecido internacionalmente, ganhou a notoriedade quando participou pela primeira vez do Salone Satellite em 2010. Desde então, o brasileiro coleciona elogios da imprensa especializada e reportagens em vários veículos de importantes mídias mundiais, como o Financial Times.  Mas, o reconhecimento no próprio país, mostra que os brasileiros reconhecem a importancia de mostrar a nossa cultura e a qualidade da obra do designer que foi o primeiro colocado no 1º Prêmio Sebrae Minas Design em 2008. No ano de 2012, Sérgio conquistou o Brasil Design Award, o Design Excellence Brazil e a Menção Honrosa Museu da Casa Brasileira. O último prêmio conquistado foi o BEOPEN Creative Think Tank com o Prêmio Jovem Talento na edição do ano passado.  

DSC06708

Peças de Sérgio Matos que valorizam ainda mais o ambiente da sede da Hofmann Imobiliária.

Muito além dos prêmios, quem possui uma peça assinada por Sérgio adquire experiências das pessoas que trabalharam na produção por meio do trabalho que transcende a riqueza material e sentem a otimização da matéria-prima que resgaram sonhos coletivos de resgate as habilidades dos nossos ancestrais.