BLOG

Projeto luminotécnico da Hofmann Imobiliária

  • 27 de maio de 2015
  • 14h05

IMG_7651

Valorizar uma determinada peça, passar a sensação de amplitude de espaço ou despertar sensações em quem está no ambiente. Estes são apenas alguns dos potenciais da iluminação que, não à toa, ganha cada vez mais destaque na composição de ambientes.

Para garantir que o resultado final seja o idealizado, é preciso prestar atenção nos detalhes: escolher um tipo de iluminação e jogo de cores adequados, detalhes técnicos, disposição e posicionamento dos pontos de luz, são alguns elementos que devem ser levados em consideração.

A designer industrial e especialista em iluminação, Ingrid Hofmann, foi responsável por assinar o projeto luminotécnico da Hofmann Imobiliária. Desenvolvido de maneira totalmente customizada, o trabalho foi criado a partir de diversas referências que foram adaptadas para atingir o resultado desejado. O objetivo era criar algo moderno e contemporâneo, que refletisse o espírito da empresa.

IMG_9290

 

IMG_9611-Editar

A fachada, que possui elementos diferentes, recebeu uma iluminação que destacasse o detalhe de madeira, enquanto a escada recebeu uma iluminação no espelho do degrau. “No projeto em geral conseguimos agregar estética e funcionalidade. A praticidade fica por conta da escolha do uso de lâmpadas led, pois consomem menos e possuem uma durabilidade maior”, explica Ingrid.

Para a recepção e garagem no subsolo foram desenvolvidas luminárias com iluminação indireta utilizando-se as cores básicas de led que são encontradas no mercado. Ingrid destaca a funcionalidade de cada uma delas: as de temperatura de cor amarelo, mais conhecidas, são ideais para apresentações de projetos e ambientes de espera, enquanto os de cor mais branca são utilizadas para reuniões e treinamentos.

IMG_7633

A escada, que não possuía nenhum tipo de iluminação, ganhou um corrimão iluminado, feito com chapas de metalon que receberam uma fita de led de alta potência. “Nosso maior desafio foi encontrar um local para instalarmos as fontes”, revela a especialista, que acabou optando por posicionar uma em cada escada.

IMG_7644

Ingrid destaca ainda que a utilização racional de temperaturas de cores diferentes em um ambiente proporciona conforto visual. “O interessante é utilizá-las de maneiras que não se misturem tanto, mas se adaptem de acordo com as necessidades, como, por exemplo, apresentações e eventos”, finaliza.

Confira mais imagens:

IMG_7640

IMG_7642-Editar

IMG_7654

IMG_9300