BLOG

Saiba que tipo de janela usar em banheiros e lavanderias

  • 08 de abril de 2013
  • 13h04

As chamadas áreas úmidas de um imóvel, como banheiros e áreas de serviços, precisam de atenção especial quando o assunto é ventilação. O excesso de umidade, frequente nesses ambientes, exige arejamento constante.

Comum em banheiros e áreas de serviços, a umidade causada pelo vapor emitido pelo chuveiro e pela secagem de roupas pode provocar o surgimento de mofo e manchas nas paredes, levando a problemas estéticos, estruturais e até de saúde. Além disso, produtos químicos e de limpeza provocam odores que podem ser agressivos às pessoas.

Para combater esses problemas, manter a ventilação é fundamental, especialmente em ambientes pequenos. Outros fatores importantes na hora de escolher uma janela ou porta são: a privacidade, principalmente de banheiros; a segurança, uma vez que, em geral, estas áreas estão voltadas para o lado externo dos imóveis; e a luminosidade.

As janelas e portas são produtos primordiais para tornar estes ambientes mais valorizados, agradáveis e saudáveis. “A Sasazaki oferece a solução mais apropriada para banheiros e áreas de serviços, considerando aspectos funcionais e estéticos, respeitando cada tipo de ambiente ou projeto arquitetônico”, afirma Leonardo Kozo Sasazaki, diretor vice-presidente da empresa.

Praticidade e funcionalidade

Os modelos mais indicados para banheiros e áreas de serviços são as janelas basculantes e maxim-ar e as portas de abrir, encontrados tanto nas linhas de aço como de alumínio:

• Nos modelos maxim-ar, a janela projeta-se para fora na parte inferior, enquanto sua parte superior desliza-se para baixo. Permitem mobilidade de abertura e facilidade de limpeza e são fornecidos em diversos tamanhos, com uma ou duas folhas, com versões no formato horizontal ou vertical e com a possibilidade de serem compostos para ampliar o vão, dependendo da linha.

• No caso dos modelos basculantes, a parte inferior das janelas, quando abertas, é direcionada para fora do ambiente e a superior para dentro, as básculas são apoiadas por um eixo horizontal central e abertas com movimentos comandados por uma alavanca. Dependendo da linha, existem versões com uma, duas ou três básculas.

• Já as portas de abrir estão disponíveis com uma folha, abertura para direita ou esquerda e em variadas versões: o modelo com almofada e báscula ou com almofada e divisão horizontal, por exemplo, pode ser empregado em lavanderias, pois mantém a privacidade, mas sem perder a luminosidade; para banheiros, indica-se o uso do produto com lambris ou venezianas com frestas – esta opção garante a ventilação e o arejamento permanente ao ambiente.

• Estes modelos permitem a entrada de ar e luz; oferecem privacidade – alguns itens apresentam a opção de vidro miniboreal; e flexibilidade arquitetônica, com diversas medidas e modelos de grades, e possibilidade de instalação em diferentes regiões – as linhas de alumínio Alumifit, Alumifort e Aluminium são indicadas para áreas litorâneas.